A primeira regra a ser adotada é manter as pregas vocais úmidas, aumentando a hidratação corporal. Muitas pesquisas realizadas denotam a relevância de uma adequada hidratação para favorecer a lubrificação laríngea, diminuir o muco viscoso e a fadiga vocal, melhorar a função vibratória, evitar o aparecimento de lesões com a diminuição do atrito entre as pregas vocais.
A desidratação corporal ou o ressecamento do trato vocal pode ocorrer pelo consumo excessivo de cafeína, álcool, drogas, fumo, respiração oral, ar seco, alguns medicamentos ou até mesmo por pouca ingestão de água antes, durante ou depois do uso da voz.
Você pode monitorar seu nível de hidratação pela cor da sua urina. Quanto mais clara, maior será sua hidratação corporal. A hidratação durante o canto é fundamental para recuperar a qualidade da voz, varrer o muco da orofaringe, regular a temperatura corporal, acelerar o metabolismo de recuperação, diminuindo a fadiga durante o canto por longa duração.
A seguir, sugerimos algumas condutas importantes para você soar alto e em bom tom. Há várias maneiras de melhorar a hidratação e a longevidade de sua voz:
- Beba pelo menos 2 litros de água fresca ao longo do dia. Durante ensaios e apresentações, beba 400 ml de água fresca 30 minutos antes, e molhe a boca a cada 20 minutos, ou entre quatro ou cinco músicas.
- Você pode hidratar diretamente as pregas vocais fazendo nebulização com soro fisiológico. A nebulização fluidifica o muco tornando-o menos viscoso, hidrata e higieniza o trato vocal. Pode ser realizada junto com os exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal.
- Caso prefira uma hidratação rápida e simples, coloque uma gaze embebida com soro fisiológico em temperatura ambiente na palma da mão e aspire pelo nariz com inspirações curtas e rápidas. Você também pode utilizar soro fisiológico em spray.
- As bebidas muito geladas ou muito quentes devem ser evitadas, principalmente antes do canto. A temperatura baixa pode diminuir excessivamente o fluxo sanguíneo e as temperaturas elevadas podem dilatar perigosamente as artérias e vasos sanguíneos.
- Se estiver com a boca seca, pingue algumas gotas de limão na água para estimular a produção de saliva.